Connect with us

Sociedade

Hungria atribui medalha de Estado a Cidadão angolano

Published

on

A embaixada da Hungria em Angola atribuiu medalha da Ordem de Mérito do Estado Húgaro ao cidadão angolano, José Carlos Fernandes Justino, engenheiro Agrícola e conselheiro do Ministério da Agricultura e Pescas, pela sua colaboração de décadas no desenvolvimento das relações bilaterais entre os dois Estados e no fumento da língua e cultura húngaras. A cerimónia de entrega da medalha está agendada para esta sexta-feira, 8 de Abril, em Talatona, Luanda.

A proposta, de acordo com o comunicado da embaixada, enviada ao Correio da Kianda, foi apresentada pelo Embaixador Extraordinário e Pleniotenciário da República de Hungria, sob o anúncio do Ministério dos Negócios Estangeiros e Comércio daquele país europeu.

O facto de José Carlos Fernandes Justino ter desempenhado “um papel importante na integração dos antigos estudantes angolanos na Hungria nas décadas de 1980 e 1990” fez com que o presidente da Hungria János Áder aceitasse a proposta, descreve a nota.

A Cruz da Ordem de Mérito da Hungria à qual pertence a classe da Ordem de Mérito do Estado da Hungria é, desde 2011, uma das condecorações mais altas estabelecidas desde em 1991 baseado na tradição falerista.

A referida medalha tem a forma de uma cruz grega esmaltada de branco, e é atribuida anualmente à um número máximo de 280 entidades, num dos três dias de feriado nacional na Hungria.