Sociedade
Huíla: Valor exorbitante de reabilitação de estrada gera polémica nas redes sociais
Uma grande polémica levantou-se nas redes sociais em torno da reabilitação do troço que liga a sede municipal da Matala à comuna do Cuvelai, na província da Huíla.
Segundo imagens das placas que dão conta da referida empreitada que “viralizou” nas redes sociais, no último fim de semana, a reabilitação da referida estrada, com uma extensão de 33 quilómetros e 9 metros de largura, cuja intervenção vai apenas incidir em trabalhos de terraplanagem, está orçada em 350.090.350.075.00 KZ.
A obra será executada pela ” Grupo AP Construções ” no âmbito do Programa Integrado de Intervenção nos Municipios (PIIM).
Os internautas consideram o valor muito exorbitante para uma obra do género.
Entretanto, adiministração municipal da Matala já reagiu a informação.
Numa nota de esclarecimento que o Correio da Kianda teve acesso, a adiministração explica que o referido valor não é apenas para terraplanagem do troço sede municipal da Matala – comuna do Cuvelai, envolve também a terra planagem do troço Matala- Freixiél, com um total de 26 quilómetros, ambas perfazendo 59 quilómetros com 9 metros de largura.
As autoridadades reconhecem ter havido ” erro nas placas” e prometem corrigir o mesmo.
“Cientes do erro identificado nas placas de identificação dos projectos localizados nos troços acima descritos, a adiministração está a tomar devidas deligências para a sua imediata substituição no mais curto espaço de tempo, pedindo, desde já, as nossas sinceras desculpas pelo constrangimentos causados ” , lê-se na nota data de 11 de Maio.44.
Danguelenguendja
12/05/2020 em 1:24 pm
contas bem feitas cada quilometro d’estrada custa mais ou menos AKZ 5.933.734.747,03. so’ em Angola onde isto acontence. sera o asfalto que sera usado e’ importado? ou a brita, areia tambem vai vir de fora do pais. Qual e’ a garantia desta estrada que custa mil milhoes ou bilhoes o kilometro d’estrada? E’ simplesmente mais uma roubalheira atipica dos nossos (des)governantes.
José Reis
13/05/2020 em 9:26 am
Por valor idêntico em Malange terraplanar 83 km é fazem ainda no troço em causa 4 pontões de betão. Como é possível que dentro do país tal disparidade de valores. Além disso no comunicado da administração lê-se “com cerca de 9 metros de largura” que quer isso dizer, possivelmente 8,56 metros para embaratecer mais a obra e gerar mais dinheiros para o executor e os seus cambas