Sociedade
Huíla: Detido cidadão por roubar mais de dois milhões de Kwanza de Idoso
Um cidadão de 51 anos de idade foi detido, no fim-de-semana, na cidade do Lubango, pelo Serviço de Investigação Criminal da Huíla, através do Departamento de Combate aos Crimes Financeiros por, alegadamente, ter roubado um cartão multicaixa e dele subtraiu dois milhões de kwanzas.
A detenção ocorreu no bairro Tchavola, arrendores da cidade do Lubango, sob suspeita do crime de Uso e abuso de cartão de débito. O facto, conforme nota do SIC Huila, hoje, segunda-feira, ocorreu quando um idoso dirigiu-se a um ATM para fazer um movimento, tendo para o efeito solicitando ajuda do acusado.
Em acto contínuo, lê-se na nota, após ter acesso ao código, este trocou o referido cartão e meteu-se em fuga, tendo de seguida efectuado uma transferência de dois milhões de kwanzas a duas contas distintas e comprou cadeirões, TV plasma, aparelho de som, máquina de lavar roupa, mesa, fogão, espelho de parede e uma motorizada.
O SIC informou que da investigação feita, dos bens comprados, todos apreendidos, e saques feitos acumularam prejuízos de dois milhões de kwanzas, numa conta que tinha de ser cativada, pois nela havia mais de quatro milhões.
Esse foi o 36º caso de burla por troca de cartões de débito que a Polícia tem registo, este ano, na Huíla, cujos prejuízos ultrapassam aos 200 milhões de kwanzas.
Os casos têm como vítimas idosos e cidadãos com dificuldades de operar os ATM, que socorrem-se de estranhos, acabando sendo burlados .