Connect with us

Sociedade

Huíla: bairros Eiwa e Mutundo há 14 anos sem energia eléctrica

Published

on

Há sensivelmente 14 anos, desde a sua existência em 2010, que os moradores dos bairros da Eiwa e Mutundo, na cidade do Lubango, província da Huíla, não possuem energia eléctrica.

As restrições no fornecimento de energia eléctrica, levaram com que os munícipes se manifestassem no passado sábado, 01, defronte ao edifício da Empresa Nacional de Electricidade (ENDE) para exigir energia eléctrica no bairro.

Os moradores, que se sentem abandonados pelas autoridades locais, saíram às ruas com cartazes a fim de exigir às autoridades a colocação de energia nos referidos bairros.

Agastados com os gastos em combustíveis para os geradores, os moradores reclamam também a falta de água potável para as famílias.

Recordar que, recentemente, o Presidente do Conselho de Administração da Empresa Pública de Electricidade (PRODEL), Pedro Afonso, garantiu a electrificação de todas as zonas rurais da província da Huíla, através da interligação do sistema Norte, proveniente da barragem de Cambambe.

Pedro Afonso falava durante a inauguração das três turbinas do aproveitamento Hidroeléctrico da Matala, que visa reforçar o fornecimento de energia eléctrica nas províncias do Namibe e Huíla.