Connect with us

Tecnologia

Huawei e Dronetech elevam parceria para facilitar agricultura sustentável na Áustria

Published

on

A Huawei e a Dronetech, o maior provedor de serviços de drones da Áustria, anunciaram hoje novos aplicativos resultantes de sua colaboração na agricultura inteligente 5G.

No vinhedo de Nussböckgut, uma propriedade centenária na Alta Áustria que foi mencionada pela primeira vez em um documento em 1323, as duas empresas forneceram uma atualização sobre seu projeto pioneiro iniciado no ano passado e apresentaram como suas tecnologias 5G e IoT podem promover a sustentabilidade em agricultura. As duas empresas também organizaram um painel composto por especialistas em digitalização e agricultura discutindo como a inovação tecnológica, e o 5G em particular, pode promover a agricultura sustentável em meio às crescentes preocupações globais com a segurança alimentar.

As duas empresas anunciaram que sua colaboração está entrando na segunda fase chamada “Digital Sky”. A Huawei fornecerá serviços de computação em nuvem além do 5G, que servirá como base para a análise de inteligência artificial (IA) em tempo real. Enquanto isso, equipados com câmeras e sensores de alta resolução, os drones da Dronetech pesquisarão a terra e os objetos, para capturar imagens e dados que serão processados ​​pela IA e fornecer descobertas acionáveis ​​aos usuários instantaneamente.

A tecnologia ajuda os agricultores a detectar pequenos insetos, monitorar o status das colheitas e prever colheitas, permitindo que eles otimizem o uso de água, produtos químicos e pesticidas com precisão e com o mínimo de desperdício.

Na segunda fase, o projeto também planeja desenvolver uma abordagem de economia compartilhada para serviços de drones. Usuários de diferentes setores, incluindo agricultores, municípios, empresas ou indivíduos podem alugar os drones e suas soluções de IA para uma ampla gama de aplicações, como inspeção de painéis solares, gerenciamento de tráfego ou detecção de desgaste de linhas de energia.

“O projeto da Huawei e Dronetech com uso de drones em espargos e viticultura é o primeiro na Áustria e aqui queremos analisar o crescimento das plantas com reconhecimento de imagem em tempo real. Com isso, queremos melhorar a colheita, a produção e a qualidade dos produtos”, explica Andreas Reichhardt, Diretor-Geral da Direção-Geral VI – Telecomunicações, Correios e Mineração do Ministério das Finanças austríaco. “Queremos aproveitar as oportunidades da transformação digital, para isso precisamos de uma infraestrutura ideal, aqui o foco é na área de 5G.”

O maior desafio para a introdução de drones habilitados para 5G na agricultura é a cobertura da rede. Atualmente, as redes 5G são projetadas principalmente para usuários finais que estão principalmente no nível do solo ou em ambientes internos. Cobertura de alta qualidade para drones, que voam rotineiramente 50 metros acima do solo, ainda precisa ser desenvolvida.

Erich Manzer, vice-presidente executivo da Huawei Áustria, disse: “O 5G foi desenvolvido para três áreas principais de aplicação: para alta largura de banda, baixa latência e para conectar milhões de dispositivos. como manutenção ou monitoramento de área.”

David Hopf, CEO da Dronetech, observou: “Os drones movidos a IA são importantes facilitadores para o futuro sustentável da agricultura. Em parceria com a Huawei, desenvolvemos uma solução que pode não apenas reduzir massivamente o uso de pesticidas e fertilizantes, mas também aumentar a eficiência agrícola e reduzir os custos trabalhistas. Isso ajuda nossas cadeias de fornecimento de alimentos a serem mais sustentáveis.”