Connect with us

Ciência & Tecnologia

Huawei apresenta sistema operativo para competir com Android

Published

on

Ameaçada de perder seu acesso ao Android devido às sanções dos Estados Unidos, a gigante de telecomunicações chinesa Huawei apresentou nesta sexta-feira (9) um novo sistema operativo que deve equipar seus celulares.

O sistema, chamado HarmonyOS, foi apresentado pelo diretor-executivo da divisão de consumo, Richard Yu, em uma coletiva de imprensa na cidade de Dongguan (sul).

“Queremos trazer mais harmonia ao mundo”, disse ele.

O sistema operativo vai equipar os diferentes dispositivos da marca dentro do mesmo “ecossistema”.

Considerada a líder da tecnologia 5G, a Huawei foi incluída na lista negra do governo Trump por suspeita de servir como um canal para a espionagem chinesa, uma acusação que o grupo nega.

Consequentemente, as empresas americanas não são mais autorizadas, em tese, a vender produtos tecnológicos.

As autoridades americanas decidiram adiar as sanções por três meses, uma extensão que expira na semana que vem. Essa proibição também afecta o Google e o fornecimento de seu sistema operativo Android, que equipa a grande maioria dos telefones celulares do mundo, incluindo a Huawei.

O grupo sempre defendeu publicamente o desejo de substituir o Android em seus telefones por um sistema operativo próprio, mas afirma ter sido forçado a fazê-lo pelas sanções dos Estados Unidos.

Richard Yu disse que a Huawei pode assim prescindir do Android.

“Se não podemos mais usá-lo, podemos passar todos os nossos aplicativos para o HarmonyOS”, destacou.

“Poderíamos fazê-lo imediatamente, mas nossa prioridade ainda é continuar utilizando o ecossistema Android”, garantiu o diretor, que classificou a Google como uma “empresa muito boa”.

 

AFP

 

Huawei apresenta sistema operativo para competir com Android

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas