Politica
Huambo: PRS lamenta abandono do sector da saúde nos municípios
O secretário provincial do PRS no Huambo, António Soliya Selende “Lumumba”, lamentou a fraca actuação do Estado no Huambo que, segundo ele, deixou a desejar em muitos sectores no município do Ukuma, principalmente na Saúde.
Soliya Selembe, acompanhado por membros do executivo do PRS nesta província, visitaram nesta terça-feira, 01, o posto de saúde do sector de Catali, no dia em que se reflecte sobre a pandemia do VIH/SIDA. O político mostrou-se preocupado com o abandono do Ministério da Saúde nas comunas e aldeias na província do Huambo.
O representante do Partido de Renovação Social no Huambo disse que a falta de medicamentos nos postos de saúde é um dos maiores problemas que as populações destas comunas e aldeias enfrentam, afirmando que o Governo esqueceu-se destas localidades.
Segundo Selembe, os cidadãos daquela aldeia optaram em fazer auto medicação, usando as raízes para combater a malária e outras epidemias, por falta de medicamento ou eficiência no sector da saúde nas comunidades.
“Estradas esburacadas não permitem a transferência dos pacientes que vivem nas comunas e aldeias, os mesmos chegam a morrer ao longo da viagem, ao serem evacuados dos postos de saúde para os centros médicos ou hospitais de referências”, avançou o político
António Soliya, no dia em que se assinala a efeméride dos cidadãos que vivem com VIH/SIDA, apelou para que “lutemos para difundir de variadas formas e prevenir-se da doença sem discriminar quem está infectado”.