Sociedade
Huambo: população da Caumba denuncia consumo de água imprópria
Os populares da zona da Caumba, bairro Benfica, na província do Huambo queixam-se da ausência de vários serviços sociais básicos, como a falta de água potável desde a época colonial, situação que tem forçado actualmente a população a consumir o líquido precioso proveniente de uma ravina próxima da região.
Os populares temem que o pior venha acontecer naquela localidade do planalto central neste período que o país enfrenta o surto de cólera.
De acordo com o soba da zona lamenta a falta de energia eléctrica, sendo que depois de se esperar muitos anos sem as ligações domiciliares, a população decidiu com os seus próprios meios precários fazer puxadas anárquicas na ausência de técnicos da ENDE.
Fernando Jamba disse para a criminalidade também tem tomado conta do bairro, denunciado roubos de cabos eléctricos, situação que causa falta de luz eléctrica que tem forçado os populares a abonarem as residências.
O Secretário Provincial do PRS, lamenta situação que caracteriza como difícil porque passam os populares da zona da Caumba, afirmando ser típico da governação do MPLA que consiste em não respeitar o povo.
Solia Selende crítica a actual governação no Huambo, frisando quer ao invés de se preocupar em fazer planos de emergência para distribuição de água e luz nas residências, estradas terciárias para escoamento de produtos de campos, combate a criminalidade, fazem programas para pintar escombros.