Ligar-se a nós

Sociedade

Huambo: destruídos mais de 400 engenhos explosivos 

Publicado

em

Em nove municípios da província do Huambo, De Janeiro à Maio do presente ano foram recolhidos e destruídos disse o departamento local do Centro Nacional de Desminagem (CND).

Bailundo, Chicala-Cholohanga, Chinjenje, Ecunha, Huambo, Londuimbali e Mungo entre os nove municípios onde foram encontradas as granadas, morteiros, espoleta de mina, iniciador, mina anti-pessoal e anti-tanques, projectis, rockets, propulsores, entre outras munições e material bélico. Alguns engenhos e as munições segundo a mesma fonte foram entregues voluntariamente pela população.

No entanto estão a ser realizados trabalhos conjunturais das forças com objectivo de identificar e destruir armas e engenhos em posse das comunidades, a garantia é do chefe do departamento do CND na província do Huambo, Castro Kapanda.

O gestor pretende com estes trabalhos declarar livre de minas a província do Huambo, apesar de existir ainda focos em algumas zonas suspeitas, sobretudo, em 11 áreas preocupantes nos municípios do Bailundo e Mungo, numa altura em que a meta passa em desminar o país até 2027.

Actualmente, segundo o responsável, como resultado do estudo feito, pelas equipas estão, primeiramente, desdobradas na desminagem da linha de transporte de energia do Gove/Cuvango/Jamba, bem como da subestação do Dango (Huambo) até a barragem do Lomaum (Benguela), para depois trabalhar no Bailundo e Mungo.

 

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD