Connect with us

Sociedade

Huambo conta com estação sísmica para identificar e relatar terramotos

Published

on

A província do Huambo conta deste esta segunda-feira com a sua primeira estação sísmica para identificar e relatar ocorrências de terramotos no país.

A estação sísmica está instalada no complexo escolar 4 de Abril, e de forma automática vai notificar e relatar as informações através de um servidor interligado e monitorado pelo INAMET.

O Director-Geral do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica de Angola, INAMET, João Afonso, afirmou na cerimónia, que a instalação de estação sísmica visa alertar as ocorrências de terramotos.

João Afonso garantiu que a infra-estrutura tem capacidade de detectar e monitorar sismos a nível nacional, regional e global.

Por sua vez, o governador em exercício na província do Huambo, Angelino Elavoco, disse que os abalos sísmicos registados na província justificam a instalação da infra-estrutura, como forma de garantir a monitorização preventiva para evitar danos humanos.

Há duas semanas, a Divisão de Geofísica do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) confirmou o registo de um sismo de magnitude 5.4 na escala Richter, classe Moderado, nas estações sísmicas da rede nacional.

O epicentro foi detectado aproximadamente 142 km da cidade de Namibe e foi sentido em pelo menos quatro províncias.

INAMET confirma abalo sísmico de 5.4 no Sul do país