Conecte-se agora

Opinião

Huambo: Casas ecológicas perdidas entre o sonho e o abandono

Euclides Luís de Castro

Publicados

on

huambo: casas ecológicas perdidas entre o sonho e o abandono - Casa ecologia - Huambo: Casas ecológicas perdidas entre o sonho e o abandono

Criadas para promover a educação ambiental, numa altura em que, ousadamente, se queria fazer da cidade do Huambo a primeira capital ecológica do país, as duas Casas ecológicas, que tanto dinheiro custaram, continuam encerradas, já lá vão seis anos.

Apesar do seu funcionamento nunca ter sido pleno, quando foram encerradas, em 2013, soube-se que era por problemas de acabamento e melhoria da cobertura.

Porém, passados seis anos, sem nunca ter se constatado obra alguma de restauração, como foi alegado, os dois edifícios, localizados no jardim botânico da estufa-fria, encontram-se abandonados.

A beleza arquitectônica foi substituida pelo capim, por resíduos sólidos urbanos um cenário que nada faz lembrar o sonho do projecto e a beleza que as duas casas emprestavam à famosa e movimentada avenida da granja. Em 2007 foi inaugurada a primeira, actualmente convertida em abrigo para dementes, enquanto a segunda, inaugurada em 2012, apesar dos sinais de abandono parece estar melhor conservada.

Catorze milhões, 70 mil e 919 kwanzas foi quanto custou a primeira, um edifício antigo que foi ampliado, reabilitado e equipado, da segunda os valores não foram divulgados, mas é certo que deveria ter custado, no mínimo, três vezes mais que a primeira, por ter sido construído e ser maior.

Da sua vocação primária, promover a educação, sensibilização, conservação e preservação do meio ambiente, garantindo, assim, o reequilíbrio ambiental e traçar, no quadro dos objectivos nacionais e internacionais, a política ambiental do governo local, apenas restaram saudades.

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Colunistas

Ana Margoso
Ana Margoso (14)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (247)

Editor

Diavita Alexandre Jorge
Diavita Alexandre Jorge (12)

Politologo

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (13)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (16)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (61)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (9)

Jornalista e Escritor

Walter Ferreira
Walter Ferreira (7)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação