Connect with us

Politica

João Lourenço inicia visita de três dias à Turquia

Published

on

O Presidente da República, João Lourenço, começa, hoje, uma visita de três dias à Turquia, a convite do homólogo turco, Recep Tayip Erdogan. Segundo o secretário para a Comunicação Institucional e Imprensa do Presidente da República, Luís Fernando, esta segunda-feira, está previsto um encontro entre João Lourenço e Recep Tayip Erdogan, durante o qual os dois estadistas vão discutir questões essenciais da relação entre Angola e a Turquia.

De acordo com Luís Fernando, os dois países assinam vários acordos nos domínios consulares, diplomáticos, cooperação militar e de Defesa, Comércio, Economia, Recursos Minerais e a Indústria.

A visita do Chefe de Estado vai, igualmente, ser marcada com a assinatura de um acordo entre os Ministérios dos Transportes dos dois países para o estabelecimento de ligações aéreas nos dois sentidos.

A missão do Presidente da República fica ainda marcada pela realização de um fórum económico empresarial, na quarta-feira, durante o qual o João Lourenço vai convidar os empresários turcos a investirem em Angola, que está a introduzir várias reformas na legislação para melhorar o ambiente de negócios.

As relações diplomáticas entre Angola e a Turquia datam de 1980 e estão suportadas por acordos de cooperação nos mais diversos domínios, cobrindo sectores como Pescas, Ciência e Tecnologia, Petróleo e Gás, Indústria e Agricultura.

O secretário de Estado do Comércio, Amadeu Nunes, informou, no princípio do mês, a pretensão dos dois países assinarem um acordo no segmento da Indústria e Comércio com a Turquia, para a criação de uma Câmara de Comércio entre ambos os países.

Na mesma ocasião, o embaixador da Turquia em Angola, Alp Ay, manifestou a pretensão do seu país em reforçar a cooperação bilateral com Angola nos domínios da Indústria, Comércio e Agricultura. Segundo o diplomata, a Turquia pretende investir nas províncias do Bié e Huíla, com a envolvência do sector privado, quer turco quer angolano.

As relações diplomáticas entre Angola e a Turquia datam de 1980 e estão suportadas por acordos de cooperação nos mais diversos domínios, cobrindo sectores como Pescas, Ciência e Tecnologia, Petróleo e Gás, Indústria e Agricultura.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (13)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (25)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (88)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (21)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2021 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD