Connect with us

Sociedade

Hospital Público do zango: Uma casa de saúde do Estado onde tudo paga-se

Published

on

Alguns enfermeiros e profissionais de Saúde do hospital Público do zango, por sinal, o único naquele distrito de Viana, têm estado a cobrar alguns valores indevidos aos utentes daquela Unidade hospitalar, em troca de um atendimento mais humanizado.

A denúncia, foi feita ao Correio da Kianda, pelos cidadãos, que denunciam os enfermeiros do Hospital do zango, de serem corruptos, e estarem a fazer negócio dentro do Hospital. Para além dos exames, que os preços vão dos 1000 kz em diante, os pacientes e utentes do Hospital Público do zango, falam em cobranças indevidas de valores, até, de cartão de gravidas , e consultas , que muitas das vezes, para que seja eficaz, o paciente tem a obrigação de pagar acima dos 500 kwanzas, para que tenha um atendimento mais humanizado e eficiente, sem cumprir filas, nem ficar a espera por muito tempo.

Uma equipa do Correio da Kianda deslocou-se aquela Unidade Hospitalar, onde constatamos a veracidade dos factos, que denunciam os cidadãos contra aqueles profissionais.

Durante a nossa estadia por aquela Unidade Sanitária, foi possível ver enfermeiros, que após uma prescrição médica, recebiam valores de forma escondida de pacientes, em troca de um atendimento mais conveniente.

Procuramos falar com um dos enfermeiros, a quem, sem nos identificarmos, pedimos que fossemos atendidos com mais urgência, e para o nosso espanto, o Jovem enfermeiro sem medo, pediu-nos a chamada “ gasosa” de forma a que pudéssemos ter um atendimento mais rápido.

Tentamos contctar a Direcção do Hospital de forma a obter mais esclarecimentos sobre os pagamentos das analises e de cartões de Gravides, mas fomos informado que o Director do Hospital, não se fazia presente no momento, um assunto que continuaremos a acompanhar.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *