Sociedade
Hospital Pediátrico do Sumbe temporariamente encerrado
Após mais uma inundação no Hospital Pediátrico do Sumbe, Cuanza Sul, no início da semana, a unidade de saúde foi encerrada provisoriamente. Um total de 155 doentes internados serão transferidos para o hospital da Quibaúla.
“O Governador do Cuanza Sul, Job Capapinha, orientou o encerramento do Hospital Pediátrico. Assim, estes serviços serão prestados na Centralidade da Quibaúla, a cerca de 20 quilómetros da cidade do Sumbe”, informou esta quinta-feira, o director do Gabinete Provincial da Saúde, Nelson Camilo.
Construído em 2005, com a categoria de Hospital Municipal do Sumbe, tem uma capacidade de 90 camas e funciona com onze médicos e 91 enfermeiros. O objectivo agora, segundo Nelson Camilo, é melhorar os serviços de saúde dos centros médicos, postos de saúde e hospitais, a fim de prevenir maior fluxo de casos de internamento pediátrico.
“Um dos grandes objectivos é preparar todas unidades sanitárias, para que estejam à altura de enfrentar qualquer obstáculo, durante este período de calamidade”, ressaltou.
Esta não é a primeira vez que o referido hospital inunda.
Em 2019 verificou-se a primeira grande inundação. Em Novembro último registou-se também uma inundação e uma pessoa chegou a perder a vida em consequência das chuvas.
As fortes chuvas que caem no Sumbe afectaram 7284 residências, o hospital pediátrico, sete escolas, centro de captação, tratamento e distribuição de água, dentre outras infra-estruturas.