Sociedade
“Hospital Pedalé vai reforçar combate às doenças graves em Angola”, garante Sílvia Lutucuta
O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou hoje, no Morro Bento, em Luanda, o Hospital Pedro Maria Tonha “Pedalé”, uma infraestrutura moderna equipada para responder a casos críticos de saúde.
Durante a cerimónia, João Lourenço destacou que a entrada em funcionamento do hospital “representa um passo decisivo para melhorar o atendimento a pacientes em estado grave e salvar vidas em todo o território nacional”.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, a unidade está dotada de tecnologia de ponta e preparada para tratar complicações como acidentes vasculares cerebrais (AVC), patologias oncológicas e outras doenças agudas que exigem cuidados intensivos.
A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, afirmou que o hospital “vai receber pacientes críticos de todo o país, inclusive por via de transferência aérea, através do heliporto instalado no complexo”, acrescentando que a expectativa é de “reduzir significativamente a taxa de mortalidade por AVC em Angola”.
Com uma equipa médica especializada, a nova infraestrutura promete melhorar a qualidade da resposta hospitalar, reforçando o sistema nacional de saúde.