Sociedade
Hospital Geral do Cuanza Norte vai receber mais de mil pacientes por dia
O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou esta terça-feira, o Hospital Geral do Cuanza Norte, com capacidade para atender mais de mil pacientes por dia.
Baptizado com o nome do nacionalista Mário Coelho Pinto de Andrade, a referida unidade sanitária foi erguida na localidade de Quirima, a 13 quilómetros da cidade de Ndalatando.
Dispõe de 200 camas superando as actuais 120 do antigo Hospital Geral, que só depois das obras de reabilitação e ampliação em curso passará para 150 camas.
O Hospital Mário Pinto de Andrade conta com várias especialidades médicas, nomeadamente a de Medicina Interna, Intensiva, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral, Neonatologia, Neurocirurgia, Ortotraumatologia, Psiquiatria, Hemodiálise, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Anestesiologia e Reanimação.
Constam, igualmente, dos serviços do hospital, a área de Medicina Geral, Familiar e internatos diversos.
Oferece serviços gerais, Imagiologia, bloco operatório, unidade de cuidados intensivos, laboratórios, área logística, ambulatório, pequenas cirurgias, colheitas, reabilitação física, urgências, maternidade, queimaduras, oftalmologia, medicina dentária, gastroenterologia e morgue.
Com o início das obras em Agosto do ano de 2021, teve um orçamento avaliado em 63 milhões de dólares.
Foi erguido numa área total de 45 mil e quinhentos metros quadrados, sendo 15 mil e seiscentos de área coberta.
Conta com mil e setecentos e oitenta e nove trabalhadores, entre médicos, enfermeiros e técnicos.