Connect with us

Sociedade

“Hospitais em Luanda estão à beira do caos total”, denunciam líderes juvenis 

Published

on

Os líderes juvenis de partidos políticos e da sociedade civil efectuaram, neste fim-de-semana, uma visita nos hospitais e centros de saúde de Luanda onde, segundo os mesmos, ouviram “o grito de socorro dos doentes e profissionais da saúde na capital do país”.

O líder juvenil do PRS, Gaspar Fernandes dos Santos, em declarações ao Correio da Kianda, disse que constataram que nos hospitais de Luanda há carência de profissionais e falta de medicamentos, razão pela qual, segundo informação dos profissionais, morrem em média de 50 pessoas diariamente nos hospitais de Luanda, na maioria por falta de medicamentos e má nutrição.

O jovem político disse ainda que para tal, as acções do Ministério da Saúde devem estar voltadas para o aumento de infra-estruturas, serviços e quadros qualificados para o sector da saúde para mitigar as exigências que se verifica nos últimos dias.

Por sua vez, Nelson Francisco, antigo líder juvenil da CASA-CE, actualmente membro da sociedade civil, disse que as enchentes de doentes em locais de atendimento, deve-se for falta de médicos e a falta de medicamentos que têm levado os profissionais a verem pacientes a morrer sem poderem fazer nada.

O activista lamentou o cenário que observou nalguns hospitais por onde passaram que confirmam com o que se verifica no vídeo publicado nas redes sociais com pacientes deitados no chão, numa das enfermarias do Hospital Américo Boavida.

Dos hospitais por onde passaram, os jovens dizem que os problemas são os mesmos, desde a falta de técnicos de saúde e medicamentos que têm obrigado os médicos a orientarem os familiares dos pacientes a comprarem os fármacos. Se não houver, os médicos têm que ver os pacientes a morrerem. Por outro lado, disseram que o sector da saúde deve merecer uma especial atenção do Governo em termos de investimentos públicos.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (18)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (25)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (89)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (21)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania