Connect with us

Lifestyle

Homens: Por que nunca se aperta o último botão do Blazer

Published

on

Quer o seu blazer e/ou colete tenha dois, três ou mais botões, há algum muito simples que deve saber: nunca se aperta o último botão. Apertar o primeiro botão é opcional nos fatos com três botões, mas obrigatório nos de dois, apertar o botão do meio é sempre obrigatório e o último sempre proibido.

Mas, afinal, de onde é que vieram estas regras relativas aos fatos masculinos? O site Insider foi tentar descobrir e explica que esta tradição remonta ao início do século XIX, ao tempo do rei Eduardo VII, que reinou no Reino Unido entre 1901 e 1910, que na altura em que os fatos estavam em voga, engordou e passou a não abotoar o último botão do colete. Isto fez com que a corte britânica, por respeito a Eduardo VII, parasse de apertar também o último botão.

Um pouco mais tarde, por volta de 1906, começaram a usar-se os fatos completos com casacos até abaixo da cintura e com três botões, um pouco como os conhecemos hoje. Estes fatos eram mais casuais e podiam ser usados para andar a cavalo. Para honrar as jaquetas de equitação que os fatos haviam substituído, Eduardo VII voltou a lançar a tendência, desabotoando o último botão do casaco – o que permitia a liberdade necessária na cintura para montar o cavalo.

Eduardo VII decidiu que o primeiro botão também devia manter-se desabotoado, uma vez que “parecia comum”, deixando o botão do meio responsável por segurar o casaco.

Hoje em dia os blazers com três botões são muito comuns, mas também há muitos com dois, para os quais a moda se parece ter virado mais, mas basta olhar para vários ícones de estilo para perceber que a regra ainda continua a ser respeitada, até porque favorece as proporções do corpo.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas