Connect with us

Politica

Homens de negócios de Abu Dhabi e Dubai convidados a visitar Angola

Published

on

O  Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola nos Emirados Árabes Unidos, Júlio Maiato, apelou nessa terça-feira, 14, em Abu Dhabi, aos grupos de interesse a aproveitarem a facilitação e isenção de vistos de entrada em Angola para cidadãos de 98 países, incluindo os Emirados Árabes Unidos (UAE) abertas pelo Governo angolano.

Foi na cerimónia oficial de celebração dos 48 anos da Independência Nacional, que o embaixador Júlio Maiato fez o apelo aos homens de negócios de Abu Dhabi a visitar Angola, por conta da isenção de visto de turismo de 30 dias, podendo permanecer até 90 dias por ano.

“Estamos disponíveis para direccionar qualquer interessado e as autoridades angolanas estão de mãos abertas para receber qualquer turista ou homem de negócios”, afirmou o Chefe da Missão Diplomática de Angola neste país do Golfo Pérsico.

A partir da tribuna, apelou aos operadores económicos presentes no sentido de continuar a participar no processo de desenvolvimento da economia angolana, tirando o maior proveito das reformas em curso, tais como o  Programa de Privatizações (PROPRIV), o  Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI) e o Plano Nacional de Fomento para a Produção de Grãos (PLANA GRÃOS).

O Embaixador também falou das expectativas à volta da realização da COP28,  de 30 de Novembro a 12 de Dezembro deste ano, na Expo City Dubai, na qual Angola participa com uma delegação de alto nível.

O diplomata angolano encoraja as autoridades dos Emirados Árabes Unidos que pretendem transformar a COP28 num marco para a captação de investimentos e maior compromisso dos Governos, sector privado, organismos internacionais e ONG, no quadro da efectivação da transição energética e da protecção ambiental.

O Governo, liderado pelo Presidente da República de Angola, João Lourenço, determinou como tarefa para desenvolver o País, acções como o fomento a diversificação económica, visando a redução gradual da dependência do petróleo, para alcançar um crescimento sustentável e inclusivo.

Um dos cinco eixos da Estratégia de Longo Prazo Angola – 2050, recentemente aprovada pelo nosso Governo, é ter uma economia diversificada e próspera, com ênfase nos sectores da Agricultura, Pecuária, Pesca, Indústria Transformadora, Recursos Minerais e Turismo.

Júlio Maiato falou, igualmente, do novo Aeroporto Internacional de Luanda “Dr. António Agostinho Neto” inaugurado no dia 10 de Novembro de 2023. Disse que a infraestrutura aeroportuária movimentará 15 milhões de passageiros/ano, elevando o crescimento do Turismo e o transporte de 130 mil toneladas de carga por ano.

Em outras palavras, afirmou, o Novo Aeroporto em Bom Jesus, em Luanda, vai impulsionar o crescimento económico, abrir novas oportunidades de negócios e aproximar os povos.

Diversas personalidades dos Emirados Árabes Unidos participaram da cerimónia, com destaque para Sultan Mohammed Al Shamsi, Ministro-adjunto para os Assuntos de Desenvolvimento Internacional do Ministério dos Negócios Estrangeiros dos Emirados Árabes Unidos.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas