Connect with us

Politica

Homenagem a Uanhega Xitu junta MPLA e oposição

Published

on

Uanhenga Xitu Junta Isaías Samakuva, Lopo do Nascimento, Marcolino Moco e Mendes de Carvalho “Miau”, foram algum das figuras que prestigiaram os 95 anos de Wanhenga Xitu.

As celebrações dos 95 anos do escritor, politico e nacionalista, André Mendes de Carvalho, ” Wanhenga Xitu”, juntou neste sábado, em catete, no Centro Cultural António Agostinho Neto, figuras de vários Partidos Políticos, com destaque, aos Presidentes da CASA-CE, UNITA, e Militantes da FNLA e do MPLA.

Marcolino Moco, antigo Primeiro Ministro de Angola, e filhos de Jonas Savimbi, também fizeram-se presentes, o que levou muitos membros da sociedade civil, a descreverem o acto como um momento de conciliação.

Convidado a intervir, Lopo do Nascimento, Politico Angolano e Primeiro Ministro de Angola, após a independência, apelou aos angolanos mais união, um apelo, que a semelhança do antigo Político, também foi reiterado por outros membros do processo 50.

A Fundação Uanhenga Xitu foi criada com objectivo de homenagear o insigne homem de cultura, escritor e nacionalista Agostinho André Mendes de Carvalho e como forma de perpetuar o seu legado para as novas gerações.

O nacionalista Agostinho André Mendes de Carvalho (Uanhenga Xitu) nasceu a 29 de Agosto de 1924, em Calomboloca, no Icolo e Bengo e morreu a 13 de Fevereiro de 2014.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *