Connect with us

Diversos

Hoje é dia mundial dos Avós

Published

on

São tidos como bibliotecas vivas, pessoas motivadoras e inspiradoras. Com os seus cabelos brancos transmitem amor, compreensão e ensinamentos diversos. Para os netos, “quem tem avó, tem tudo”.

Bem no centro do Cazenga, no bairro Mexicano, encontrámos Vasco Fernandes de 75 anos de idade e Domingas Cristovão de 72, que juntos se dedicam a cuidar dos filhos dos seus filhos, num total de nove netos, com idades compreendidas entre os 20 e sete anos, na sua maioria órfãos.

Foi num ambiente acolhedor que fomos recebidos pelos anciãos, que há mais de 50 anos partilham a vida a dois, metade dos quais dedicados aos netos. Vasco Fernandes é reformado ao passo que Domingas Cristóvão se dedica à venda de gelados e de kissângua, em sua casa. É com o dinheiro da aposentadoria e das vendas dos produtos caseiros que o casal garante o sustento dos netos.

Para Vasco Fernandes ou simplesmente Paizinho como é carinhosamente chamado, a experiência de cuidar de netos é “singular e inigualável”. “Faz-nos reviver a infância dos nossos filhos e aprendemos coisas novas”, justifica-se o avô que diz ser “babado pelos netos”. “Eu amo os meus netos apesar de eles serem refilões”, indica o idoso num tom mais sério.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *