Justiça
Higino Carneiro responde amanhã a PGR. Prisão pode estar iminente
O deputado e ex-governador de Luanda, Higino Carneiro deve ser presente terça-feira, 12, na Direcção Nacional de Acção Penal da Procruradoria Geral da República (DNIAP) para prestar declarações sobre suposta má gestão.
O também ex-ministro das Obras Públicas, é suspeito de desvio de fundos, durante a sua passagem por este pelouro, entre 2002 a 2010, tendo-se recusado a justificar gastos na ordem de 115 milhões de dólares, segundo recentes denúncias de um quadro sénior da Inspecção Geral do Estado (IGAE). Em 2007, a Inspecção constatou ainda a “remuneração” ilegal a comissão de coordenação do chamado ‘Projecto da Linha de Crédito da China’, a aquisição de meios não inventariados e a execução de cerca 64 contratos cujos vistos foram recusados pelo Tribunal de Contas.
Uma fonte junto a PGR, confidenciou ao Correio da Kianda, que existe a possibilidade de ser aplicada ao antigo Ministro das Obras Públicas uma medicada de coesão mais gravosa, isto é, a prisão preventiva, por existir indícios de tentativa de fuga.
Recorde-se que, a semana passado a PGR aplicou a medida de coação mais gravosa, a prisão preventiva, à Joaquim Sebastião, director do Instituto Nacional de Estradas de Angola, nomeado por Higino Carneiro.