Connect with us

Lifestyle

Hélder Simbad galardoado com o Prémio Literário António Jacinto

Published

on

Com a obra Enviesada Rosa, Hélder Simbad recebeu nesta quarta-feira o Prémio Literário António Jacinto, edição 2017, uma iniciativa do Ministério da Cultura.
O livro é um poemário que retrata um manifesto erótico angolano em particular, e africano, em geral. Cada poema no livro representa uma mulher, e um acto. O autor apresenta uma obra na qual valoriza a identidade nacional africana e promove a personalidade da mulher.

O júri presidido por Óscar Guimarães e integrado pelos escritores Albino Carlos e Isaquiel Cori justificam que a obra vencedora revela uma forte cultura literária e que se insere na melhor tradição da poesia angolana e utiliza com propriedade o encadeamento de conceitos que permitem uma análise perfeita do conteúdo de cada poema.

O Prémio Literário António Jacinto, prémio de revelação para obras inéditas, visa incentivar o surgimento de novos autores e novas obras literárias de autores angolanos.

O prémio, que conta com o patrocínio do Banco de Poupança e Crédito (BPC), é uma realização do Instituto Nacional das Indústrias Culturais (INIC) com periodicidade anual em homenagem ao Poeta António Jacinto do Amaral Martins, um dos grandes vultos das Letras e da Cultura Nacional.

Ao longo da sua existência foram atribuídos 16 prémios (11 em poesia e 5 em prosa), 8 menções honrosas (6 em poesia e 2 em prosa).

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas