Destaque
Tal como havia prometido, Samakuva deixa a liderança da UNITA
O presidente da UNITA, Isaías Samakuva, vai, como tinha afirmado nas varias entrevistas, deixar a liderança da UNITA, maior partido da oposição para abrir a porta a um novo ciclo político no partido.
“Afirmei aos angolanos antes e durante a campanha eleitoral que depois das eleições deixaria o cargo de Presidente da UNITA para servir o partido numa posição diferente. Mantenho e reafirmo esta decisão. Terminada a fase eleitoral e encontrando-nos no dealbar do novo ciclo político, acho ter chegado o momento para desencadearmos o processo conducente à materialização desta decisão”.
“Esta reunião deverá, pois, proceder à definição da data em que a Comissão Política do Partido vai reunir para que, além de analisar o relatório da Direcção da Campanha Eleitoral, possa também, nos termos dos Estatutos, ser ouvida quanto à realização de um Congresso Extraordinário para a eleição do novo Presidente do Partido”.
Isaías Samakuva, que dirige a UNITA a 14 anos, pouco depois da morte do líder histórico e fundador do partido, Jonas Savimbi, em 2002, lembrou que já tinha dito que iria deixar a presidência a seguir as eleições.