Mundo
Hamas quer continuar trégua, mas recusa presença de “forças estrangeiras”
O Hamas, movimento islamista palestiniano, manifestou-se hoje disponível a implementar “as fases restantes” do acordo de tréguas com Israel, mas rejeitou categoricamente a “presença de forças estrangeiras” na Faixa de Gaza.
Segundo a mensagem do grupo aos participantes na cimeira extraordinária da Liga Árabe sobre os Territórios Palestinianos, a decorrer no Cairo na quarta-feira, “afirmam a sua determinação em concluir as fases restantes do acordo que conduz a um cessar-fogo abrangente e permanente, mas exigem a retirada total das forças de ocupação da Faixa de Gaza e à reconstrução e ao levantamento do cerco”.
O acordo de tréguas entre Israel e o movimento palestiniano entrou em vigor a 19 de Janeiro depois de mais de 15 meses de guerra que devastaram a Faixa de Gaza.
Com final agendado para este sábado, a primeira fase do acordo prévia a devolução a Israel de 33 reféns mantidos em cativeiro em Gaza (incluindo oito mortos) em troca da libertação de cerca de 1.800 palestinianos detidos por Israel.