Ligar-se a nós

Justiça

Hacker português confessa ser o denunciante dos Luanda Leaks

Publicado

em

O pirata informático português Rui Pinto, o principal responsável pelo caso Football Leaks, que está em prisão preventiva e acusado de 90 crimes em Portugal, assumiu esta segunda-feira ser o denunciante responsável pela divulgação dos mais de 715 mil documentos que deram origem ao caso Luanda Leaks.

A confirmação chegou esta segunda-feira, 27 de janeiro, num comunicado assinado por Francisco Teixeira da Mota e William Bourbon, os advogados do “hacker” natural de Vila Nova de Gaia, que está preso preventivamente em Portugal desde março de 2019 e que aguarda julgamento pelo envolvimento no caso Football Leaks, em que está acusado de 93 crimes.

“O meu maior receio neste momento é que a administração prisional tente colocar Rui Pinto num estabelecimento de alta segurança, com o pretexto de o proteger, mas efetivamente punindo-o, nomeadamente dificultando o contacto com os seus advogados e penalizando a sua defesa, quando o seu julgamento se aproxima. (…) Não creio que uma decisão deste tipo possa ter uma leitura que não seja uma retaliação ao Rui Pinto”, disse Teixeira da Mota, em declarações ao Público. No Twitter, Bourdon também pede proteção para o seu cliente.

O disco rígido contendo toda esta documentação relativa à fortuna de Isabel dos Santos e da sua família foi entregue no final de 2018 à chamada Plataforma para a Proteção de Whistleblowers em África (PPLAAF), por via do advogado William Bourdon, apenas algumas semanas antes da detenção de Rui Pinto na Hungria, a pedido das autoridades portuguesas.

No comunicado divulgado esta manhã, os advogados asseguram que o jovem português “entregou este disco rígido, no cumprimento do que entende ser um dever de cidadania, e sem qualquer contrapartida”, procurando “ajudar a entender operações complexas conduzidas com a cumplicidade de bancos e juristas que não só empobrecem o povo e o Estado de Angola, mas podem ter prejudicado seriamente os interesses de Portugal”.

 

C/JN

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD