Connect with us

Mundo

Guterres pede “urgência” para melhorar situação humanitária em Tigray

Published

on

O secretário geral da ONU, António Guterres, pediu hoje, 14, às partes envolvidas no conflito na região de Tigray, na Etiópia, “urgência” na aplicação do acordo alcançado para restabelecer os trabalhos humanitários na zona.

Através do seu porta-voz, Guterres pediu aos dois lados para que traduzam rapidamente os seus compromissos “em melhorias concretas para os civis no terreno”, o que deve incluir a aceleração do acesso humanitário e o restabelecimento de serviços essenciais.

O porta-voz, Stéphane Dujarric, disse que a ONU dá as boas-vindas ao acordo alcançado no sábado e reitera que quer apoiar o processo.

Os rebeldes e as autoridades federais da Etiópia anunciaram no sábado que aceitaram “acesso humanitário a todos os que precisam” na região de Tigray, em guerra há dois anos.

O anúncio foi feito em conferência de imprensa após conversações em Nairobi, capital do Quénia, sobre a aplicação do acordo de paz assinado no início do mês em Pretória, nomeadamente sobre o desarmamento das forças rebeldes, o restabelecimento da autoridade federal na região e o encaminhamento de ajuda.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas