Connect with us

Mundo

Guiné Equatorial: OMS confirma surto de Marburg – um dos vírus mais letais do mundo

Published

on

Após a morte de nove pessoas e 16 casos investigados como suspeitos, a Guiné Equatorial confirmou o seu primeiro surto do vírus Marburg, da mesma família do Ebola, declarando estado de alerta sanitário. A informação foi confirmada pela sede regional da Organização Mundial de Saúde (OMS), que realizou uma reunião de urgência na terça-feira, 14, para avaliar a situação.

Com taxa de letalidade de até 88%, a doença de Marburg causa febre hemorrágica, o que torna o vírus um dos mais mortais do mundo. O quadro começa abruptamente, com febre alta, dor de cabeça e mal-estar intensos. Muitos pacientes desenvolvem sintomas hemorrágicos graves dentro de sete dias.

Por ora, não há vacinas ou tratamentos antivirais. Contudo, segundo a OMS, cuidados de suporte (reidratação com fluídos orais ou intravenosos) e tratamento de sintomas específicos melhoram a sobrevida do paciente.

Desde 1967, quando a doença foi detectada pela primeira vez, com surtos simultâneos nas cidades alemãs de Marburg e Frankfurt, e em Belgrado, na Sérvia, já causou surto em vários momentos. Embora tenham causado muitas mortes, em geral, não “furaram” fronteiras nacionais.

Em 2004, um surto do vírus em Angola matou 90% dos 252 infectados. No ano passado, houve duas mortes relatadas pelo Marburg, no Gana.

Com agências internacionais