África
Guiné-Bissau: Sindicato dos Jornalistas defende realização das autárquicas para descentralizar o desenvolvimento
A Guiné-Bissau necessita de realizar as eleições autárquicas com vista a descentralizar o desenvolvimento. A afirmação é da Presidente do Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social daquele país lusófono.
Indira Baldé, que falava nesta segunda-feira no programa Ponto e Vírgula, da Rádio Correio da Kianda, considera que a necessidade é manifestada pelas comunidades e actores políticos.
A também jornalista bissau-guineense, ao serviço da RTP, falou do papel que as rádios comunitárias desempenham naquele país.
Indira disse que muitos profissionais com um tempo de carreira considerável já não estão nas redacções, estão mais dedicados a assessoria de imprensa, por consequência de magros salários.
A jornalista disse que os dirigentes de partidos políticos na oposição na Guiné-Bissau não têm espaço na imprensa pública, e defendeu uma atitude da parte dos jornalistas.
“Apesar das linhas editoriais manipuladas pelos detentores dos órgãos, é preciso investir em pequenas acções de modo a proporcionar abertura de espaços aos partidos na oposição”, defendeu.
Clique para ouvir o programa na íntegra