Ligar-se a nós

África

Guiné Bissau: partidos políticos apelam paralisação total do país

Publicado

em

A oposição da Guiné-Bissau apelou à “paralisia total” do país a partir desta quinta-feira, 27, dia que terminou o mandato do Presidente Umaro Sissoco Embaló, cinco anos após a tomada de posse.

O chefe de Estado anunciou no domingo que vai marcar as eleições presidenciais e legislativas para 30 de Novembro, mas a oposição exige a sua marcação para Maio.

Contudo, Embaló considera que o mandato se iniciou após a decisão do Supremo Tribunal sobre o contencioso eleitoral, que se seguiu às eleições de Novembro de 2019, ou seja, em 04 de Setembro de 2020.

“Apelamos à população para que fique em casa. Todos os mercados, lojas e escritórios estarão encerrados. Pedimos aos transportes que parem todas as actividades amanhã”, declarou o ex-primeiro-ministro Nuno Gomes Nabiam, num discurso em nome da coligação de oposição Aliança Patriótica Inclusiva.

Sobre o assunto, o jurista e comentarista da Rádio Correio da Kianda, Rui Verde, disse que a situação é consequência do corredor que a Rússia está criar em África, no âmbito da nova ordem mundial da força e do equilíbrio da força, por causa do apoio de Putin ao Presidente Embaló.

O académico, consolidou a sua ideia de que a força e o poder voltam a ser o aspecto principal na política internacional, ainda que a oposição anuncie a paralisação do país, e com intervenção de Portugal, mas será apenas força pura de actuações, como de Trump.

Ouça as declarações abaixo 

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD