Connect with us

Politica

Guilhermina Prata toma posse como embaixadora em França

Published

on

O Presidente da República, João Lourenço, conferiu posse esta terça-feira, 24, à nova Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária de Angola na República Francesa, Guilhermina Contreiras da Costa Prata.

A nomeação, ocorrida na sexta-feira, 20, surge dois meses após Guilhermina Prata deixar o cargo de juíza conselheira e vice-presidente do Tribunal Constitucional, por limite de idade, direito garantido pela Constituição da República aos juízes de qualquer jurisdição quando completam 70 anos. O cargo foi ocupado por Victória Manuel da Silva Izata.

Contudo, vários juristas questionaram a rápida nomeação de Guilhermina Prata, sob alegação de que a agora embaixadora, “deveria cumprir um período razoável de nojo, até por razões éticas”.

Sobre o facto, em declarações ao site O Telegrama, a embaixadora Guilhermina Prata rebateu: “as pessoas são livres de emitir as suas opiniões e não me compete analisar isso. Que me digam, efectivamente, onde está estabelecida a obrigatoriedade de cumprir este período de nojo. Portanto, as pessoas são livres de opinar, e não somos obrigadas a concordar com elas”.

De ressaltar que na mesma cerimónia, foi também empossado o novo Director Geral do Serviço de Inteligência Externa, Matias Bertino Matondo, igualmente nomeado por João Lourenço, no dia 20 de Janeiro.

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, a profissional actua no mercado de comunicação há 18 anos. Iniciou a sua carreira em 2004, apresentando um programa de rádio e logo migrou para a comunicação digital, para a impressa e, posteriormente, a institucional. Tem vasta experiência como web journalist, criação e gestão de redes sociais, tendo participado dos projectos de desenvolvimento de diversos sites, blogs e redes sociais governamentais, privados e do terceiro sector. Reside em Luanda desde 2012, tendo trabalhado como jornalista no portal de notícias Rede Angola, como assessora de imprensa e directora de Comunicação e Operações nas Agências NC - Núcleo de Comunicação e F.O.T.Y, atendendo diversos clientes governamentais e privados. Actualmente trabalha como editora do portal Correio da Kianda.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *