Connect with us

Mundo

Guerra na Ucrânia: Zelensky a caminho da Casa Branca com “espírito inquebrável”

Published

on

O presidente da Ucrânia confirmou, esta quarta-feira, que estava a caminho dos Estados Unidos (EUA) para aquela que é a sua primeira viagem internacional ao estrangeiro desde que a guerra na Ucrânia começou, a 24 de Fevereiro, para reunir-se com o homólogo norte-americano, Joe Baden.

A notícia é avançada pela imprensa americana, que refere que do programa da viagem do presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky, consta uma visita a Washington DC, prevista para hoje, ainda um encontro com o presidente americano, Joe Biden, uma colectiva de imprensa na Casa Branca e um discurso no Congresso americano.

No encontro entre os dois presidentes, Joe Biden vai anunciar uma ajuda militar de mais dois bilhões de dólares, incluindo, pela primeira vez, o sistema de defesa antimísseis Patriot.

O Congresso americano está prestes a aprovar 45 bilhões de dólares em ajuda militar e económica adicional à Ucrânia ainda esta semana, como parte de seu projecto de lei de financiamento colectivo de US$ 1,7 trilhão, para elevar a assistência total dos EUA para mais de 100 bilhões de dólares.

Entretanto, notícias dão conta de que alguns membros da nova maioria republicana na Câmara dos deputados expressaram profundas reservas sobre a continuidade de enviar ajuda à Ucrânia.

Fonte da Casa Branca assegura, por outro lado, que o presidente dos EUA não vai pressionar Zelensky para encontrar um fim diplomático para a guerra.