Connect with us

Politica

Grupo Parlamentar da UNITA visita “Man Genas” em Moçambique

Published

on

O Grupo Parlamentar da UNITA emitiu uma nota a comunicar que enviou esta terça-feira, 21, uma delegação à Moçambique que, para além de cumprir agenda política, visitará o cidadão conhecido como “Man Genas” e a sua família.

A visita, prossegue o comunicado enviado ao Correio da Kianda, decorre na sequência de contactos efectuados entre o GPU e entidades do Estado e da sociedade moçambicana, em favor da protecção política e jurídica do cidadão “Man Genas” e a sua família, “obrigados a buscar refúgio no país irmão do índico e donde as autoridades angolanas os quiseram extraditar à força”.

Em vários vídeos publicados nas redes sociais, “Man Genas” e a esposa surgem a denunciar o suposto envolvimento de altas patentes da polícia no tráfico de drogas no país, bem como, num vídeo mais recente, a sua esposa surge a solicitar protecção do maior partido na oposição angolano para a sua família que, segundo ela, estaria a ser forçada a um regresso ao país, de onde saíram com “fortes ameaças de morte”.

A delegação da UNITA à República de Moçambique é composta pelos deputados Olívio Quilumbo (4º Vice-Presidente do Grupo Parlamentar da UNITA e membro da Comissão de Administração do Estado e Poder Local), Maria do Espírito Santo Monteiro e João Kanda Bernardo (ambos membro da Comissão de Direitos Humanos, Petições, Reclamações e Sugestões dos cidadãos).

Na agenda de trabalhos constam ainda cumprimentos de cortesia ao Embaixador de Angola em Moçambique, hoje, assim como uma visita à Direcção-Geral do Grupo Parlamentar da RENAMO também esta quarta-feira, 22.

A delegação efectuará ainda uma visita à Representação das Nações para os Direitos Humanos, associações moçambicanas dos Direitos Humanos e demais organizações da sociedade civil local, a 24 de Março, e com a comunidade angolana residente em Maputo.

No final da missão será realizada uma conferência de imprensa a ter lugar no dia 24 de Março para o balanço da visita à Moçambique, informa a nota.