Connect with us

Mundo

Grupo nigeriano confirma morte do líder do Boko Haram

Published

on

O grupo militante do Estado Islâmico da Província da África Ocidental (ISWAP) disse em uma gravação de áudio divulgada pela Reuters neste domingo, 06, que Abubakar Shekau, líder do rival grupo islâmico militante nigeriano Boko Haram, estava morto.

Shekau morreu por volta de 18 de Maio depois de detonar um dispositivo explosivo quando foi perseguido por combatentes da ISWAP após uma batalha, disse uma pessoa que supostamente era o líder da ISWAP, Abu Musab al-Barnawi, na gravação de áudio.

“Abubakar Shekau, Deus o julgou enviando-o para o céu”, ele pode ser ouvido dizendo.

Duas pessoas familiarizadas com al-Barnawi disseram à Reuters que a voz na gravação era do líder da ISWAP.

Um relatório da inteligência nigeriana compartilhado por um funcionário do governo e pesquisadores do Boko Haram também disse que Shekau está morto.

No mês passado, os militares da Nigéria disseram que estavam investigando a suposta morte de Shekau, também relatada em veículos de notícias nigerianos e estrangeiros. A declaração de áudio, obtida pela mídia local, é a primeira confirmação do ISWAP de que seu arquirrival na região do Lago Chade foi morto.

O Estado Islâmico “está consolidando toda a área, a região do Lago Chade e (a fortaleza de Shekau)”, disse Bulama Bukarti, analista especializado em Boko Haram no Instituto Tony Blair para Mudança Global.

“O ISWAP considerou Shekau o problema e ele era a única pessoa que eles queriam remover”, disse Bukarti sobre a tentativa do Estado Islâmico de atrair comandantes e combatentes do Boko Haram para o seu lado.

A morte de Shekau pode levar ao fim de uma violenta rivalidade entre os dois grupos, permitindo que a Província do Estado Islâmico da África Ocidental (ISWAP) absorva os combatentes do Boko Haram e consolide seu domínio no nordeste da Nigéria, disseram analistas políticos.

Isso permitiria ao ISWAP concentrar sua atenção no governo e nas forças armadas, cujos esforços de guerra estão definhando.

Por Reuters

Continue Reading
1 Comment

1 Comment

  1. Pingback: Boko Haram confirma morte de líder e anuncia sucessor - Correio da Kianda - Notícias de Angola

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (1)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (25)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (87)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (20)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2021 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD