Connect with us

Economia

Grupo empresarial investe USD 5 milhões na construção de fábrica de sementes no Lubango

Published

on

O grupo Jardins da Yoba vai investir cinco milhões de dólares na construção e apetrechamento de uma fábrica de processamento de sementes melhoradas, no município do Lubango, província da Huíla, a partir do próximo ano, informou o director-geral.

João Saraiva fez saber que a fábrica vai ocupar uma área de 10 hectares, na comuna da Arimba, dada as condições de energia eléctrica da rede de que dispõe, para a conservação, assim como a altitude, que garante a baixa humidade relativa do ar.

Neste momento, explicou, a empresa está a fechar um contrato com um fornecedor do Brasil para comprar uma fábrica de “última geração” com certificação internacional e que vai processar 20 toneladas por hora, quantidade hoje feita diariamente com os equipamentos disponíveis.

Ainda assim, avançou, o financiamento para esse projecto está a ser assegurado a partir das políticas de crédito que o Estado promove, no âmbito do Aviso Dez, e o Jardins da Yoba submeteu um plano de expansão e especialização nesse ramo, já aprovado pelo Banco de Fomento Angola (BFA).

“Estamos já na parte operacional do desembolso e da operação de investimento. A empresa já tem fazendas de multiplicação de sementes para atender à demanda nacional e contactos de terciarização de multiplicação de gérmen em fazendas parceiras das províncias do Cunene, Huíla, Cuanza Sul e Huambo”, informou João Saraiva citado pela Angop.

O grupo Jardins da Yoba foi seleccionado, em 2016, pelo Programa Nacional de Sementes para, em cooperação com o Instituto de Investigação Agrária (IIA) e o Centro Internacional de Melhoramento do Milho e Trigo (CIMMYT), melhorar e seleccionar sementes.

É uma empresa dedicada ao ramo agro-pecuário e industrial, que desenvolve a sua acção nos municípios da Chibia e Humpata, província da Huíla, e Ombandja, no Cunene.

A produção está, actualmente, implantada numa área de 450 hectares, onde funciona um centro de produção e melhoramento de sementes na Humpata, três fazendas de multiplicação na Chibia e um bloco de multiplicação na fazenda Chivemba, em Ombandja (Cunene).

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Colunistas