Economia
Grupo angolano compra negócios em África da construtora Sacyr
A construtora espanhola Sacyr anunciou, nesta segunda-feira, 26, que vendeu ao grupo angolano Griner as três filiais que operam em Angola, Moçambique e Cabo Verde, por 33 milhões de euros, excluindo a dívida, sujeito a aprovações regulamentares.
“A Sacyr assinou um contrato de compra e venda com o grupo angolano Griner para a venda de três filiais: Sacyr Somague Angola, Sacyr Somague Moçambique e CVC Sacyr Somague em Cabo Verde”, lê-se num comunicado enviado à Lusa.
“Esta operação enquadra-se na estratégia da Sacyr de reduzir o risco de construção em mercados não estratégicos e colocar o foco da sua actividade no negócio de concessões nos seus mercados de referência”, que representa “cerca de 80% do EBITDA [lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações] do grupo”, acrescenta-se no texto.
Depois de formalizada a venda, que depende ainda da aprovação dos reguladores, “a Sacyr dará apoio técnico aos projectos de maior complexidade em curso, como o Porto de Nacala e a empreitada de construção civil da área 1 do projecto de LNG em Moçambique, ou as DMU e o porto de Namibe em Angola, para garantir uma transição plenamente satisfatória para os clientes”.
A Sacyr entrou na actividade da construção no mercado africano, em geral, e lusófono em particular, pela mão da sua filial portuguesa, a Sacyr Somague, que tem vários projectos importantes nos três países em termos de obras públicas, como portos, autoestradas e hospitais, e também de construções residenciais e instalações desportivas, aponta-se ainda no comunicado.
Griner
A Griner é uma construtora angolana, que se tem afirmado no mercado nas áreas de construção civil e reabilitação de edifícios residenciais, escritórios e industriais, construção de infra-estruturas rodoviárias e infra-estruturas de energia e águas.
Antes de ser Griner, a empresa chamava-se Grinaker-LTA Angola. Esta surgiu de uma parceria entre o Banco Angolano de Investimentos e a Grinaker-LTA África do Sul.
Em 2007, o Banco Angolano de Investimentos passou a ser o único accionista da empresa. Como efeito desta alteração, o nome foi alterado para Griner Engenharia S.A. e a partir do 2º semestre de 2009, foi dado início a uma nova fase de reestruturação.
Por Lusa