Connect with us

Economia

Grupo Adérito Areias assume fábrica de processamento de tomate do Dombe grande

Published

on

Nove anos depois de concluída, a fábrica de concentrado de tomate da comuna do Dombe Grande, na província de Benguela, com capacidade de processamento de 150 toneladas/dia, poderá arrancar em Março de 2024.

A unidade fabril, que tem em vista a transformação de tomate em massa ou polpa, integra o Complexo Agro-Industrial do Dombe Grande, município da Baía Farta, tal como um entreposto frigorífico e uma fábrica de latas para serem usadas como embalagens.

Sob tutela do Ministério da Agricultura e Florestas, a gestão do Complexo Agro-Industrial do Dombe Grande, segundo avança a Angop,   será assumida pelo Grupo privado Adérito Areias, com sede na província de Benguela.

Segundo o presidente do referido grupo, Adérito Areias, citado pela Rádio Benguela, o arranque tanto da fábrica de processamento de tomate, quanto de produção de latas está previsto para Março de 2024.

Por essa razão, adiantou que as unidades fabris estão neste momento a ser reequipadas por técnicos espanhóis, já que foram vandalizadas e retirados os equipamentos, como cabos e motores eléctricos.

“Estamos a fazer um esforço muito grande a custo próprio, para a recuperação daquela fábrica”, garantiu.

Impulso à produção

Adérito Areias destaca a capacidade de processamento de 150 toneladas de tomate por dia como um impulso para que os produtores locais, incluindo agricultores familiares, aumentem a produção no Dombe Grande.

O empresário foi peremptório em admitir que a fábrica tem que arrancar, não obstante reconhecer que a produção de tomate no Dombe Grande ainda é insuficiente face à capacidade instalada.

Por isso, disse que se está a pensar em aproveitar não só o tomate, mas também tudo quanto se produz no Dombe Grande, para transformar e fazer compotas.

Esta nova estratégia, explicou, vai ajudar a evitar desperdício de culturas naquela comuna e aumentar os rendimentos dos produtores.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *