Sociedade
Greve do trabalhadores aeronáuticos perto do fim
A Empresa Nacional de Navegação Aérea (ENNA) e o Sindicato Nacional Independente dos Trabalhadores Aeronáuticos e dos Aeroportos (SNITAA) começaram ontem as negociações com o Ministério dos Transportes para o encerramento da greve, que teve início esta quarta-feira, 04.
“Assinamos esse acordo e nas próximas horas vamos comunicar a suspensão da greve”, explicou o responsável sindical da ENNA, que adiantou que “nesta situação de greve nós salvaguardarmos os serviços mínimos, que no nosso caso pressupõe continuar a prestar serviços às aeronaves do Estado, aeronaves militares e as aeronaves de emergência média e voos humanitários”, sublinhou.
A paralisação parcial de alguns serviços teve início ontem por alegada “insatisfação generalizada das reivindicações dos trabalhadores”, apresentada em caderno reivindicativo ao Conselho de Administração da empresa, a 23 de Maio de 2022.
Falando à imprensa, o presidente do Conselho de Administração da ENNA, Manuel Agostinho Felipe Júnior, disse que as negociações estão a decorrer de forma satisfatória, aventando a possibilidade de os seus colaboradores retomarem os seus postos de trabalho nas próximas horas.
Manuel Júnior mostrou-se confiante no levantamento da greve pelo facto de uma das principais exigências do Caderno Reivindicativo, o seguro de saúde, poder ser respondida dentro de 15 dias, estando em curso o processo administrativo.