Sociedade
GREJA poderá formar mais de mil jovens por ano
O Grémio Juvenil de Angola (GREJA) lança, na próxima quarta-feira, 21, em Luanda, o Centro Nacional de Motivação e Liderança Juvenil – Luther Rescova “Mono”, com propósito de preparar os jovens angolanos para os desafios do futuro.
De acordo com o secretário executivo nacional do GREJA, Mauro Mendes, em declaração ao Correio da Kianda, o referido centro tem como objectivos “formar em matérias sobre educação patriótica os jovens líderes angolanos, liderança estratégica, oratória, coaching training e leadership, gestão estratégica nas organizações juvenis, e estratégias de direcção; políticas públicas e governança; bem como, sobre direitos humanos e educação de paz”.
Mauro Mendes disse que “os jovens precisam estar capacitados e doptados de conhecimentos para não serem utilizados de instrumentos para a materialização de programas político-partidários e muitos menos prestarem serviços de mercadores de projectos do mesmo âmbito”.
O responsável sublinhou ainda que dada a necessidade, as formações e treinamentos serão gratuitas e abertas para todos os cidadãos.
Com arranque das primeiras turmas marcadas para o mês de Dezembro, no Centro Nacional de Motivação e Liderança Juvenil – Luther Rescova “Mono” poderão ser formados por província mais de mil jovens angolanos anualmente. Na capital do país, as aulas serão ministradas no espaço Rebita-Anazanga, na Ilha de Luanda.
Mauro Mendes disse que a escolha do já falecido ex-governador da província do Uíge, Sérgio Luther Rescova Joaquim como patrono do GREJA, deve-se porque o ex-governante foi membro fundador desta agremiação juvenil.