Politica
Governo volta a discutir metro de superfície em Luanda
O Governo vai realizar uma conferência internacional sobre os desafios da mobilidade urbana subordinada ao tema “Projecto metro de superfície de Luanda e os desafios da mobilidade”, no próximo dia 5 de Julho, em Luanda, para discutir as possíveis soluções para os actuais problemas que os cidadãos da capital enfrentam para se deslocarem dentro da província.
O discurso de abertura do evento será feito pelo ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu, enquanto que o encerramento será o ministro das Obras Públicas e Ordenamento do Território, Manuel Tavares de Almeida, e estão previstos ser abordados vários temas, para os quais foram convidados diversos players do sector.
Segundo o comunicado de imprensa enviado esta quarta-feira ao Correio da Kianda, o evento visa debater os desafios da mobilidade e possíveis soluções como o Metro de Superfície de Luanda, a necessidade de um sistema de transporte público eficaz com ligação em tempo útil o centro da cidade à periferia, o seu modelo de implementação e financiamento, o impacto sobre o planeamento urbano, o desenho de sistemas de transporte e a requalificação urbana.
A referida conferência pretende ainda debater a sua relação com as alterações climáticas e a sustentabilidade energética, bem como a partilha de experiências internacionais sobre a implementação de soluções de transporte de alta capacidade.
Temas e prelectores
O programa da conferência internacional sobre mobilidade urbana em Luanda divide os temas em dois painéis.
No primeiro painel, a ser aberto pelo ministro dos Transportes Ricardo D’Abreu, ‘Os Desafios de Mobilidade Urbana em Luanda’, a ser discutido pelo Secretário de Estado para o Ordenamento do Território, Manuel José da Costa Molares D’Abril, ao lado do Director Provincial dos Transportes Tráfego e Mobilidade Urbana de Luanda, Filipe Comandala e do Director de Trânsito e Segurança Rodoviária, Elias Dumbo Livulo.
O ‘Conceito do Projecto de Metro de Superfície de Luanda’ é tema reservado para o Director Nacional da Economia das Concessões do Ministério dos Transportes, Eugénio Fernandes, ao passo que Rui Simões, do Ministério da Economia e Planeamento vai abordar o tema sobre o as parcerias público-privadas como modelo de financiamento do metro de Superfície de Luanda, para as soluções da mobilidade em Luanda. A seguir a esta apresentação virá o advogado Raul Araújo para apresentar as garantias jurídicas nas Parcerias Público-Privadas.
O ‘Planeamento Urbano’, ‘Sistemas de Transporte’ e ‘Requalificação Urbana’ são temas a serem apresentados pelo Director do Instituto de Gestão Urbana de Luanda (IPGUL), Hélder José, no encerramento do primeiro painel.
O segundo painel, já no período da tarde, será aberto por João Moreira Pinto Saraiva, do Ministério da Energia e Águas, bem como pelo Director Geral do Instituto Nacional de Gestão Ambiental, Director Geral do Instituto Nacional de Gestão Ambiental, que vão ser moderados pelo Secretário de Estado para as Obras Públicas, Carlos Alberto Gregório dos Santos, na abordagem do tema ‘a sustentabilidade das opções de mobilidade: impacto nas alterações climáticas e na sustentabilidade energética’.
Da República Federativa do Brasil vem a experiência sobre o ‘Impacto das soluções de transporte de alta capacidade na qualidade das cidades’, um tema a ser apresentado pelo Consultor em Gestão Pública, Transporte e Mobilidade, Parcerias Público-Privadas e Concessões na Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Clodoaldo Pelission. Um tema que terá também o exemplo da cidade tailandesa de Bancoque apresentado pela Directora de projectos a nível mundial da Simmens, Birgit Mazur.