Economia
Governo tem Kz 200 milhões para empresários interessados em reabilitar infraestruturas turísticas no país
O governo angolano vai disponibilizar duzentos milhões de kwanzas para operadores que tenham interesse em reabilitar ou construir infraestruturas turísticas.
A informação foi avançada pelo Secretário de Estado para o Turismo, Augusto Kalikene, que está a trabalhar no Namibe onde avalia o estado do turismo na região.
O financiamento vem salvaguardado no aviso 9 do BNA, que tem disponível até 200 milhões de kwanzas para cada operador interessado em construir ou reabilitar infraestruturas turísticas.
De acordo com o governante, “o aviso 9 assim como está configurado, é uma oportunidade”, apesar de que não abrange a todos os sectores do turismo.
Augusto Kalikene esclareceu, na ocasião, que as agências de viagens e os guias turísticos estão de fora dessa oportunidade definida pelo governo, através do Ministério do Turismo.
O Secretário de Estado aproveitou a ocasião para apresentar aos presentes, o plano a classificação de novos polos de desenvolvimento e fomento turísticos no país.
“Para além dos polos de desenvolvimento turísticos que já existem de calêndula em Malanje e do Cabo Ledo em Luanda, e do Okavango, também já lançamos o Mussulo como área de determinação de interesse turístico”, afirmou.
Acrescentou ainda que está em curso o lançamento ainda esta quarta-feira, da Ilha de Luanda como área de interesse e potencial turístico.
“O próximo passo é as baias de Moçâmides e Tômbua”, finalizou.
Por sua vez, a associação de hotéis e resortes de Angola, apresentou uma proposta de relançamento de turismo, que passa pela melhoria e conservação das vias de acesso aos principais pontos turísticos do país.
As vias de ligação interprovinciais como Namibe e Lubango, e Namibe Benguela devem, segundo Daniel Capata.