O Governo anunciou, nesta quinta-feira, 14, a suspensão temporária, a partir da meia-noite de 24 deste mês, das ligações aéreas e marítimas de transporte de passageiros com o Brasil e Portugal, por conta da nova estirpe do vírus Sars-Cov-2.
Segundo o ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, que falava em conferência de imprensa sobre as novas medidas, no âmbito do combate da pandemia da covid-19 no país, a lista inclui ainda a África do Sul.
Conforme o governante, pretende-se, com estas medidas, evitar a importação da nova variante do vírus Sars-Cov-2 e introduzir novas dinâmicas de controlo mais rigorosas.
O ministro adiantou que os angolanos que se encontram nos países em causas têm até ao dia 23 para regressar ao país.
Adão de Almeida informou que a partir do dia 16, sábado, os passageiros que entrarem no país serão submetidos aos testes pós-desembarque para se aferir o seu estado serológico.
Aos casos positivos, adiantou, serão submetidos ao internamento, enquanto os negativos devem cumprir a quarentena domiciliar de 10 dias, sendo, posteriormente, submetido a um novo teste para receber o título de alta.
Por conta da nova variante do vírus estão suspensas, desde 26 de Dezembro de 2020, as ligações aéreas, terrestres e marítimas com a África do Sul, Nigéria, Austrália e Reino Unido.