Sociedade
Governo suspende programa de envio de 300 estudantes às melhores universidades do mundo
O governo angolano suspendeu, neste ano de 2024, o programa anual de envio de 300 estudantes às melhores universidades do mundo, devendo os interessados aguardar para o próximo ano.
A suspensão, de acordo com o Director Geral do Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudos (INAGBE), Milton Chivela, estão relacionadas com razões de ordens financeiras, pelo facto de a verba alocada ao programa no Orçamento Geral do Estado para este ano não cobrir despesas para novos estudantes no âmbito do programa.
“Confirma-se a informação. A razão da suspensão do programa é ordem financeira. O orçamento que foi aprovado para 2024 […] não nos ia permitir uma boa gestão. Isto é assumir cabalmente aquilo que são as responsabilidades que queremos com os bolseiros já existentes e um número de novos bolseiros”, disse, sublinhado que estão assegurados os pagamentos aos bolseiros já em formação nas melhores universidades do mundo a luz do programa.
Entretanto, o responsável afirmou que o governo angolano já trabalha, no sentido de se encontrar alternativas, através de cooperação, para a inserção de jovens estudantes nas universidades internacionais, de forma gratuitas ou com preços mais baixos.
“Há o compromisso de ao longo deste ano de 2024, o Ministério trabalhar em diversos planos de acção com países e instituições que oferecem-nos uma formação ou a custo zero, como o caso das universidades estaduais e federais no Brasil ou com custos mais reduzidos, que é aqueles que estamos a pagar os dias de hoje”, reforçou.
Lembrar que o programa anual de envio de 300 estudantes nas melhores universidades do mundo, existe desde 2022, é prevê a formação de alta qualificação de jovens estudantes angolanos em cursos de mestrado e doutoramento.
Lidia Maquinda João
22/03/2024 at 2:45 am
Boa noite.
Sou a Lidia João natural de Luanda.
Desde 2020 que venho tentar ingressar em uma universidade pública,e no final sem sucesso.
E tendo enconta que todos os Anos o inagbe dá bolsas de estudo se Deus me conceder a Honra de obter uma agradeceria imenso.
Visto que é umas das metas que pretendo alcançar a fim de aumentar os meus conhecimentos.
O poder dar o meu contribúto para o meu país na aréa da comunicação que é o meu foco 🙏.