Connect with us

Politica

Governo Sombra da UNITA alerta para greve geral dos trabalhadores

Published

on

O Governo Sombra da UNITA chamou esta segunda-feira a imprensa para manifestar a sua preocupação face a provável greve geral dos trabalhadores, a ser decretada pelas centrais sindicais, por alegada falta de consenso nas negociações com a entidade empregadora.

A afirmação é do primeiro Ministro do Governo Sombra do galo negro, Raul Tati, que na ocasião, falou da depreciação da taxa de câmbio, com a subida dos preços dos combustíveis como factores que estão na base da perda do poder compra dos trabalhadores, entre outras consequências na esfera económica das famílias e das empresas.

Aquele órgão da UNITA defende um aumento salarial gradual tendo em conta os indicadores económicos e sociais.

“Isso pode acontecer sem grandes perturbações”, disse Raul Tati, para se evitar a greve nacional.

“Intensificam-se os movimentos reivindicativos por parte da classe trabalhadora que podem resultar em greve geral a ser decretada pelas três centrais sindicais, por alegada falta de resposta consiste da parte do Executivo”, alertou o  governo sombra da UNITA.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.