Connect with us

Politica

Governo sede à pressão e planeia reabilitação da estrada de Nambuangongo

Published

on

A reabilitação da estrada que liga Caxito (sede provincial do Bengo) ao município do Nambuangongo pode ser concluída em 2021, anunciou a governadora provincial, Mara Quiosa, sublinhando que a empreitada foi reinscrita no Orçamento Geral do Estado.

Na sua mensagem de final de ano, a governadora explicou que a obra, paralisada há cinco anos, estará sob responsabilidade do Ministério das Obras Públicas e Ordenamento do Território.

A conclusão da reabilitação da referida via tem sido a principal preocupação dos munícipes de Nambuangongo e automobilistas. Os últimos enfrentam muitas dificuldades, sobretudo na época chuvosa, para circular na referida via, conforme publicado anteriormente pelo Correio da Kianda.

A estrada Caxito-Caiengue-Onzo-Muxaluando é um eixo fundamental para o escoamento dos produtos agro-pecuários do campo para a cidade, já que o município do Nambuangongo é potencialmente agrícola e um dos principais produtores da banana.

Em 2019, o ministro da Construção e Obras Públicas, Manuel Tavares de Almeida, anunciou “para breve” a retoma das obras do troço Onzo/Muxaluando, que se encontravam paralisadas há quatro anos, mas que nunca se concretizou.

Na altura, Manuel Tavares de Almeida, afirmou que o seu ministério já tinha enquadramento financeiro e estava em condições de retomar as obras para a conclusão dos 17 quilómetros em falta.

Dos seis municípios que a província do Bengo possui, Nambuangongo é o único onde a sua sede municipal não contempla uma via asfaltada.

Com uma extensão de cinco mil e 603 quilómetros quadrados, o município do Nambuangongo tem uma população estimada em 61 mil e 24 habitantes, maioritariamente camponesa, distribuídas pelas comunas do Muxaluando, Kixico, Kicunzo, da Zala, do Gombe, Cage Mazumbo e Cana Cassala.

Por Angop

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *