Politica
Governo reforça Força Aérea Nacional com aquisição de seis novas aeronaves
O lote de seis aeronaves K8-W, adquirido na China pelo Estado angolano, foi entregue nesta segunda-feira, 14, ao Regimento Aéreo Caça Bombardeiro, localizado no município da Catumbela, em Benguela. A entrega foi feita pelo ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade”.
As aeronaves vão servir para instrução de pilotos de caça e missões de reconhecimento aéreo. Por outra, visam também reforçar o transporte aéreo daquela ramo das Forcas Armadas Angolanas (FAA).
Com um investimento desconhecido, as aeronaves fazem parte de uma encomenda do Ministério da Defesa Nacional, através da Simportex E-P, à empresa chinesa de tecnologia aeronáutica CATIC. O primeiro lote de seis aeronaves foi entregue em Janeiro do corrente ano.
João Ernesto dos Santos, disse que as aeronaves K8-W vão contribuir para o reforço da capacidade técnica, operativa e combativa de Força Aérea Nacional, tendo como pano do fundo a defesa da integridade territorial, a independência nacional e a paz.
Para o ministro, o reforço do aparato aeronáutico militar, com meios modernos para missões de reconhecimento, transporte e de combate, colocam a Força Aérea Nacional com alto patamar e com acentuadas responsabilidades.
Segundo o ministro da Defesa Nacional, o investimento vai permitir uma maior capacidade, para em espaço útil vigiar o espaço aéreo e assegurar a protecção do interesse nacional do Estado Angolano.
O acto coincidiu também com o encerramento do curso de pilotos instrutores que receberam Certificados de fim de curso entregues pelo Ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria.
Na ocasião foi entregue ao ministro uma maquete da aeronave L15 de instrução avançada.
Prestigiou o acto, o governador provincial em exercício, Leopoldo Muhongo, o comandante da Força Aérea Nacional, Altino Carlos José dos Santos, comandantes, generais, almirantes e membros do Governo Provincial de Benguela.