Politica
Governo recuperou mais de 7 mil milhões de dólares com combate à corrupção
Pelo menos mais de sete mil milhões de dólares foram recuperados a favor do Estado, até à data, no âmbito do processo de combate à corrupção, revelou esta quarta-feira, 15, o Presidente da República, João Lourenço.
Durante a mensagem sobre o estado da Nação, na Assembleia Nacional, o Chefe de Estado adiantou, também, que foram promovidos arrestos e apreensões na ordem dos 12 mil milhões de dólares no que diz respeito à bens de natureza diversa em Angola e no estrangeiro.
De acordo com o Presidente da República, “a inexistência de mecanismos internacionais eficazes e a falta de colaboração de vários países como a Suíça, continuam a inviabilizar o repatriamento dos activos financeiros que tanto fazem falta ao povo angolano e a economia nacional”.
Diante dessa situação, o Presidente João Lourenço assegurou que o país continua a aguardar que no quadro da sentença do tribunal angolano e confirmada pelo Tribunal Constitucional, na sequência do recurso interposto, que determina a reversão a favor do Estado angolano, de todos os activos financeiros e patrimoniais em Angola e no estrangeiro, que as autoridades suíças devolvam ao país, as avultadas somas que inexplicavelmente detenham nos seus bancos e são propriedades de Angola.
João Lourenço afirmou por outro lado que o combate a criminalidade económico ou financeiro continua a merecer tratamento prioritário na actuação de diferentes órgãos.
“A actuação da Procuradoria-Geral da República tem sido importante no domínio da repressão, contribuindo para diminuição do sentimento de impunidade, facto comprovado pelos diversos processos instaurados e levados ao julgamento” frisou.