Sociedade

Governo reafirma suspensão dos cursos de Saúde em institutos técnicos de dez províncias 

Publicado

em

Estão suspensos, num período de cinco anos, os cursos técnicos profissionais de Enfermagem e Análises Clínicas em todos os institutos técnicos de saúde públicos, público-privados e privados nas províncias do Bengo, Benguela, Cuanza Sul, Huambo, Huíla, Icolo e Bengo, Luanda, Malanje, Namibe e Uíge.

Desde que reúnam os requisitos legalmente estabelecidos, os institutos de Saúde podem diversificar a oferta formativa em outros cursos médios técnicos da área de Saúde, como Anatomia Patológica, Cardiopneumologia, Estomatologia, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Dietética, Ortoprotesia, Ortóptica, Radiologia e Saúde Ambiental.

Segundo o governo angolano, a medida visa organizar e disciplinar o surgimento de instituições privadas de formação de técnicos das áreas de Saúde, com a finalidade de melhorar o processo educativo e a qualidade dos profissionais que prestam assistência à população.

Os institutos técnicos de Saúde que leccionam cursos sem licenças ou com estas caducadas estão proibidos de realizar matrículas a partir do ano lectivo 2025-2026, de acordo com o Decreto Executivo Conjunto n.º 13/25 de 20 de Agosto, dos ministérios da Saúde e da Educação.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version