Desporto

Governo quer recuperar recintos desportivos nas comunidades

Publicado

em

O governo angolano, através do Ministério da Juventude e Desportos, está preocupado e quer recuperar os recintos desportivos a nível das comunidades.

A preocupação foi manifestada na semana finda pelo Secretário de Estado para os Desportos, Paulo Alexandre da Silva Madeira, quando falava em Conferência de Imprensa da 33° edição sessão temática do Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM), promovida pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (Minttics).

Para Paulo Madeira, é necessário que se faça o aproveitamento das infraestruturas desportivas a nível das comunidades do país, tendo em conta os benefícios que a prática da actividade desportiva proporciona aos cidadãos.

“Temos de fazer aproveitamento ideal das infraestruturas […] desportivas da comunidade e escolares” para estarem “todas ao serviço daquilo que é o nosso programa, da nossa perspectiva de crescimento do fenómeno só desporto Nacional”.

Paulo Madeira referiu também que existe no país, zonas com grande concentração populacional, mas com um déficit de infraestruturas desportivas, tendo comparado, a título exemplar, a centralidade do Kilamba, onde o elevado número quadras desportivas estão “abandonadas”, ao passo que no município do Cazenga, “se encontrarmos um campo de futebol, veremos que está ocupado e a ser usado ininterruptamente”.

Segundo o Secretário de Estado para os Desportos, os recintos desportivos devem estar todos a disposição dos praticantes e o governo quer evitar que os jovens percorrem vários quilómetros para encontrar um campo e praticar actividades desportivas.

Paulo Madeira anunciou na ocasião, estar em curso um programa de concertação com os governos provinciais e o poder local, no sentido de se criarem perímetros para a prática de exercícios físicos, “porque o desporto permite -nos diminuir claramente as despesas com a saúde”.

Questionado sobre o que está a ser feito para a recuperação dos vários recintos desportivos que hoje estão ocupados por instituições e com actividades alheias ao desporto, o governante respondeu que aquele departamento ministerial está preocupado em recuperar os recintos desportivos a nível das comunidades, tendo citado como exemplo o campo de futebol de pelado, adjacente ao Manuel Berenguel da Rádio Nacional de Angola, no município da Maianga, que há anos anda ocupado com estaleiro de empresa de construção.

“Infelizmente alguma dessa infraestrutura foi perdida quase que em absoluto, em zonas em que não temos alternativas imobiliária para implantar outro tipo de equipamento desportivo”, disse, defendendo, por isso, ser necessária a busca conjunta por uma solução para usar aquilo que existe agora.

Disse ainda estarem em curso acções com entidades privadas, empenhadas nas empreitadas, exemplificando a Academia BAI que segundo fez saber, ajudou o Ministério da Juventude e Desportos na recuperação da piscina da Casa da Juventude em Viana, na capital do país.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version