Cultura
Governo quer formação superior em Teologia como principal requisito para ser líder religioso em Angola
O ministro da Cultura, Filipe Zau, disse nesta terça-feira, 07, na província do Huambo, que a formação superior em Teologia passará a ser o principal requisito para se ser líder religioso em Angola.
O governante, que falava à Imprensa, no final de um encontro com lideres religiosos de algumas denominações religiosas locais, mostrou-se preocupado com os níveis de proliferação de seitas religiosas no país, algumas das quais envolvidas em desestruturação familiar.
Segundo o ministro Filipe Zau, a exigência de licenciatura ou formação superior em Teologia visa acabar com a onda de falsos profetas que se aproveitam da sua condição para extorquir dinheiro aos fieis.
“Estamos a mudar a lei… a lei está neste momento em auscultação, mas a nossa ideia é que não pode ninguém subir ao púlpito de uma igreja sem ter curso de Teologia, de maneiras que um pastor, um padre, não pode o ser, trabalhando na educação das pessoas sem ter formação [superior]”, afirmou.
O ministro sublinhou, por outro lado, que a Teologia é uma das formações que se devem exigir, por isso será usada para distinguir as pessoas com habilitação académicas para o exercício da actividade religiosa no país.
Filipe Zau anunciou ainda tolerância zero à mercantilização da fé, bem como no combate à teologia da prosperidade.
“É preciso que nós comecemos a pensar na religiosidade das pessoas de forma crítica também, quando ela prejudica a sociedade. Então vamos trabalhar neste sentido com todos, com a sociedade civil… é mesmo tolerância zero. É preciso denunciá-las”, afirmou.
O encontro do Ministro da Cultura com os líderes de determinadas denominações religiosas no Huambo está enquadrado no leque de actividades a serem desenvolvidas nesta quarta-feira, 08 de Janeiro, Dia da Cultura Nacional, que aquela província do centro sul acolhe o acto central. Os eventos serão presidido pelo Chefe de Estado João Lourenço.